segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lista da Normalidade...








"Lista da Normalidade"


1) É normal" qualquer coisa que nos faça esquecer quem somos e o que desejamos, de modo que possamos trabalhar para produzir, reproduzir e ganhar dinheiro.

2) Ter regras para a eventualidade de se desencadear uma guerra ( Convenção de Genebra ).

3) Perder anos a estudar numa Universidade para depois não se conseguir arranjar emprego.

4)Trabalhar das nove da manhã às cinco da tarde em qualquer coisa que não nos proporciona o mínimo prazer, desde que depois nos possamos aposentar após trinta anos de trabalho.

5) Aposentar-se, descobrir que já não se tem energia para desfrutar a vida e morrer passados poucos anos, de tédio.

6) Usar botox.

7) Perceber que o poder é muito mais importante do que o dinheiro, e o dinheiro é muito mais importante do que a felicidade.

8) Ridicularizar quem busca a felicidade em vez do dinheiro, chamando-lhe uma "pessoa sem ambição".

9) Comparar objectos, como automóveis, casas, roupa, e definir a vida em função destas comparações, em vez de tentar realmente conhecer a verdadeira razão de se estar vivo.

10) Não conversar com estranhos. falar mal do vizinho.

11) Achar sempre que os pais têm razão.


12) Casar, ter filhos, continuar juntos mesmo que o amor tenha acabado, alegando que é para o bem da criança ( como se esta não assistisse às constantes discussões).

13) Criticar todas as pessoas que tentam ser diferentes.

14) Acordar com um despertador histérico ao lado da cama.

15) Acreditar em absolutamente tudo o que está impresso.

16) Usar um pedaço de tecido colorido amarrado ao pescoço, sem qualquer função aparente, mas ao qual se dá o pomposo nome de "gravata".

17) Nunca ser directo nas perguntas, mesmo que a outra pessoa perceba o que se quer saber.

18) Manter um sorriso nos lábios, mesmo quando se está cheio de vontade de chorar. E ter piedade de todos os que demonstram os seus próprios sentimentos.

19) Considerar que a arte vale uma fortuna, ou que não vale absolutamente nada.

20) Desprezar sempre aquilo que não foi difícil de obter, porque não se faz o "sacrifício necessário", e portanto não deve ter as qualidades requeridas.

21) Seguir a moda, mesmo que tudo pareça ridículo e desconfortável. 22)

Estar convencido de que todas as pessoas famosas têm rios de dinheiro acumulado. 23)

Investir muito na beleza exterior e preocupar-se pouco com a beleza interior. 24)

Usar todos os meios possíveis para mostrar que, embora seja uma pessoa normal, está infinitamente acima dos outros seres humanos.

25) Num transporte público, nunca olhar para alguém directamente nos olhos caso contrário tal poderá ser interpretado como um sinal de sedução.

26) Quando se entra num elevador, manter o corpo voltado para a porta de saída, e fingir que é a única pessoa que lá está dentro, por mais sobrelotado que esteja.

27) Nunca rir alto num restaurante, por melhor que seja a piada.

28) No hemisfério Norte, usar sempre roupa que combina com a estação do ano; braço de fora na primavera ( por mais frio que esteja ) e casaco de lã no Outono ( por mais calor que esteja).

29) No hemisfério sul, encher a árvore de Natal de algodão, mesmo que o Inverno não tenha nada quer ver com o nascimento de Cristo.

30) À medida que se vai envelhecendo, julgar-se dono de toda a sabedoria do mundo, embora nem sempre tenha vivido o suficiente para saber o que está errado.

31) Ir a um chá de caridade e julgar que desta forma já colaborou o suficiente para acabar com as desigualdades sociais do mundo.

32) Comer três vezes por dia, mesmo sem ter fome.

33) Acreditar que os outros são sempre melhores em tudo: São mais bonitos, mais capazes, mais ricos, mais inteligentes. É muito arriscado aventurar-se além dos seus próprios limites e, portanto, o melhor é não fazer nada.

34) Usar o carro como uma arma e uma armadura invencível.

35) Dizer impropérios no transito.

36) Culpar as companhias que o filho escolheu de todos os erros que ele comete.

37) Casar-se com a primeira pessoa que lhe oferecer uma posição social. O amor pode esperar.

38) Dizer sempre"Eu tentei", mesmo que não tenha tentado absolutamente nada.

39) Viver as coisas mais interessantes da vida quando já tiver forças para isso.

40) Evitar a depressão com doses diária e maciças de programas televisivos.

41) Acreditar que é possível estar seguro de tudo o que conquistou.

42) Achar que as mulheres não gostam de futebol e que os homens não gostam de culinária e de decoração.

43) Culpar o Governo por tudo o que acontece de mal.

44) Estar convencido de que ser uma pessoa boa, decente e respeitadora significa ser fraca, vulnerável e facilmente manipulável aos olhos dos outros.

45) Estar igualmente convencido de que a agressividade e a falta de cortesia no trato com os outros são sinónimos de uma personalidade poderosa.

46) Ter medo de uma fibroscpia ( os homens ) e do parto ( as mulheres)... ( Do livro: O Vencedor está Só - Paulo Coelho )


Ametista



domingo, 26 de outubro de 2008

Diante da Paz...



Entendendo-se a paciência, à maneira de ciência da paz, não procures a paz, à distância, de vez que ela reside em ti mesmo.-o- A paz, no entanto, baseia-se na lei da troca que mantém o equilíbrio do Universo, através do binómio “dar e receber”. Semeia a paz, a fim de que a recolhas. Quando te não seja possível providenciar a segurança do ambiente fustigado de inquietação, mentaliza a paz por intermédio da palavra e do pensamento.-o- Ante os enfermos, cala os assuntos susceptíveis de criar agitação e oferece-lhes a tranquilidade, relacionando temas capazes de garanti-la; entretanto, se o verbo não te for facultado, envia ideias de reconforto e encorajamento aos doentes, diligenciando proteger-lhes as forças mentais, ameaçadas de desgoverno. Surpreendendo a discórdia, permanece com a verdade e aclara o caminho, mas emite pensamentos de paz, no rumo dos irmãos em contenda; e, se podes falar, pronuncia a frase edificante que consiga ajudar a extinguir os focos de perturbação ou desequilíbrio.-o- Renteando com alguma criatura menos feliz, por maiores sejam os motivos que a tornem pouco simpática, rememora os vínculos de fraternidade que nos unem fundamentalmente uns aos outros e procura ampará-la mentalmente, abençoando-lhe a presença com silenciosas mensagens de amor e renovação.-o- Se recebes notícias acerca das aflições e provas de alguém, endereça a esse alguém pensamentos de compreensão e consolo que lhe favoreçam o reajuste.-o- Conversando, acalma os que te ouvem. Escrevendo, articula imagens de optimismo e confiança, serenidade e alegria.-o- Lembrando amigos ou inimigos, envia-lhes votos de êxito nas tarefas e compromissos que abracem.-o- Seja a quem seja, auxilia como e quanto puderes, a fim de que todos os que se comunicam contigo permaneçam e paz e alegria.-o- Cada consciência, na Excelsa Criação de Deus, é núcleo de vida independente na Vida Imperecível.-o- Reflecte na importância de tua própria imortalidade e recorda, onde estejas, que a paz de teu ambiente começa invariavelmente de ti.(Francisco Cândido Xavier por Emmanuel. In: Rumo Certo)
(texto recebido de Cristiano de Almeida)


Ametista

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Boas Lembranças...






Ametista e Turmalina... duas irmãs muito amigas, poderia mesmo dizer: Cúmplices.
Sempre souberam valorizar essa amizade mesmo quando muito jovens tiveram que ficar separadas por algum tempo.
O reencontro foi de grande alegria para ambas, cresceram unidas, compartilharam das mesmas brincadeiras, dividiram pequenos segredo na adolescências, porém, sempre responsáveis nas suas atitudes, nos seus deveres.
Na Escola, eram pontuais e aplicadas embora Ametista não fosse tão estudiosa quanto Turmalina, era mais nova e não frequentava o mesmo curso, mesmo assim procurava imitar sua irmã querida em tudo que achava importante aprender, pois tinha orgulho de sua mana tão inteligente, um exemplo de aluna sempre com as melhores notas.
Havia um detalhe curioso: Ambas estudava em Colégio de Freiras, o que fazia de Turmalina uma pessoa realizada, enquanto que Ametista tinha outros sonhos nos quais não incluía PEDAGOGIA, ela não tinha paciência para explicar o mesmo muitas vezes... para ela tudo tinha que ter resultado imediato, algo que nada condizia com o Curso de Pedagogia.
Um dia Ametista, com o apoio dos pais, mudou de Colégio e lá foi muito feliz, enquanto Turmalina terminava seu Curso Pedagógico com êxito para vir a ser Educadora de Infância... De repente sua carreira profissional tomou um outro rumo, Turmalina resolvera fazer um concurso e passara em primeiro lugar! Assumiu o emprego, é claro! Mais um motivo de orgulho para sua mana e familiares, mas ela não parou por aí e decidira continuar a estudar, conciliava bem seu trabalho por turnos e o curso que escolhera, mais um certificado!
Passado alguns anos, casada, mãe de duas filhas, uma já formada em Sociologia,Doutoranda em Antropologia, a outra estudante de Jornalismo, seu marido formado em Matemática,Turmalina resolve fazer mais um curso, desta vez opta por Teologia...Batalhadora! uma pedra semi preciosa com o mesmo valor de um diamante. Continua a mesma aluna aplicada, a primeira da turma com notas excelentes!
Quanto à amizade e cumplicidade das duas creio que aumentou, mesmo à distância,separadas pelo o Oceano Atlântico, não são capazes de ficarem sem notícias uma da outra por 24 horas,para isto existem os serviços de SMS e a Internet...
Ametista

domingo, 12 de outubro de 2008

A Mudança...


Quando se fala em mudança fica a ideia de vários tipos de mudança:
Mudar de casa, de bairro, de cidade, do País!
Mudar apenas a decoração da casa... a posição dos móveis...
Mudar o corte do cabelo, a maneira de vestir, mudar o visual, mudar para melhor!
É isto mesmo! Que seja uma mudança total, tudo é válido.
Há momentos na vida que o ser humano necessita de uma transformação, não uma volta de 180ºC, se possível, de 360ºC para começar tudo do ZERO.
Em primeiro lugar, parar de viver o passado para construir o presente, o agora! Determinar metas e cumprir todas as etapas, ou pelo ao menos tentar com o esforço de quem apostou na vitória.
Nunca vi alguém crescer de cima para baixo! Para se chegar ao cimo, a primeira etapa é pisar o primeiro degrau, portanto, nada de precipitação. Muita calma, organização, confiança em si próprio, persistência no que diz respeito a objectivos e seguir cuidadosamente o desenvolvimento das linhas traçadas no projecto.
Todas as etapas deverão ser minimamente cumpridas no espaço de tempo certo para que o êxito seja breve, só assim valerá o sacrifício de recomeçar...
Ametista

Relacionamentos Infelizes...





Há pessoas que vivem à procura da felicidade e não se dão conta que a felicidade pode ser apenas um momento e vive bem ao nosso lado no dia-a-dia, nas pequenas coisas.
Para mim, é uma felicidade imensa ter um lar para voltar todos os dias, ter um emprego que pague o meu salário no fim de cada mês, poder comprar o necessário para que eu possa apresentar-me com melhor aparência, ter comida à mesa todos os dias, ter liberdade de ir e vir, enfim, há muitos motivos para afirmar: SOU FELIZ e por muito mais que isto, sou uma pessoa felicíssima.
Tenho uma família que amo e que tenho a certeza que também me ama. Mas, há quem procure incansavelmente a felicidade junto a outra pessoa do sexo oposto, do ser amado, vive tão intensamente nessa procura que termina infeliz por não saber valorizar as pequenas coisas, terminam por assassinar sua própria felicidade e a do cônjuge e ambos passam a viver um relacionamento de faz-de-contas, vivem sob o mesmo tecto mas apenas se aturam. Já não existe amor, não existe sexo, não existe respeito. Não partem para uma separação judicial simplesmente porque existem bens materiais em jogo ou os filhos que também são sacrificados pela a insensatez dos pais, o materialismo fala mais alto e vivem assim, um é a infelicidade do outro e vice-versa. O teatro continua sem plateia, sem palmas, cada um à sua maneira almeja o mesmo objectivo: Um motivo para ser feliz.
Para estas pessoas, o que é então a felicidade?
A resposta fica a critério de cada um...

Ametista

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Amigo por conveniência...






Uma amizade nasce por acaso, não forçadamente e geralmente cresce por determinados valores.
Não é normal, nem aconselhável, conhecer-se alguém e colocá-lo imediatamente na nossa lista de amigos e levá-lo para dentro da nossa casa, primeiro vem o conhecimento mútuo, a empatia, a cumplicidade, é tudo isto e mais algumas coisas que identificam uma verdadeira amizade.
Não se trata de um processo imediato porque não somos capazes de fazermos uma análise de conhecimento da personalidade um do outro à primeira vista.
Classifico um amigo como um presente abençoado por Deus, porque um verdadeiro amigo é como um Sacerdote a quem não podemos mentir, é também o nosso "Psicólogo" particular de todas as horas, a ele podemos compartilhar todos os nossos momentos de alegrias e tristezas.
Quem é capaz de dizer NÃO a um amigo? Por um verdadeiro amigo somos capazes de sacrifícios jamais imaginados! Modificamos a nossa rotina, a nossa vida, se possível vamos à Lua somente para fazê-lo feliz
É verdade que numa relação de amizade poderá aparecer alguém que não se deixou conhecer, o famoso "amigo inimigo", aquele que se faz de amigo apenas porque lhe convém, usa e abusa dessa amizade mas na primeira oportunidade deixa cair a máscara... É aí que empregamos bem a frase: "Quem tem um amigo deste não precisa de inimigo", claro, já tem um para que outro?
Confesso que a cada dia que passa tenho mais cuidado em seleccionar as minha amizades, já sofri na pele por confiar em quem não merecia...
Ametista