quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Autismo - Sintomas em Bebés











Uma doença que afecta muitas pessoas em todo o mundo, acredita-se que desde os primeiros meses de vida já é possível diagnosticar o autismo, por ser uma alteração cerebral, o indivíduo nasce com ela e conforme seu desenvolvimento e crescimento pode se agravar e trazer muitos outros problemas durante a vida, para evitar que o autismo não acarrete outros problemas ao longo da vida é preciso tratá-lo de forma correta, existem muitos pacientes que tiveram melhora significativa devido ao tratamento, não existe a cura apenas o tratamento que pode ser 100% eficiente, mas ele deve ser contínuo. Uma pesquisa descobriu que é possível diagnosticar o bebê com autismo, o diagnóstico é feito pelo médico, mas a mãe que possui uma relação muito afectiva com a criança pode perceber no olhar. Veja a baixo as principais causas do autismo:

• Toxoplasmose;

• Fenilcetonúria (quando não tratada adequadamente);• Traumatismos no parto;• Rubéola;• Viroses durante a gestação;• Património genético;• Viroses durante a gravidez;• Entre outros.Estes factores que citamos acima são as principais causas que influenciam que uma criança nasça com autismo, observe os principais sintomas que ao longo do tempo se modificam e se não tratada podem piorar:• Demora para falar palavras comuns que são aprendidas até os 12 meses como água, mamãe, papai;• Apontam objectos, não choram para tê-los nem se comunicam com sons;• Reclusão para se relacionar com outras pessoas, quando em um ambiente cheio e pessoas pedem para carregá-lo, ele se recusa rapidamente com olhar de desprezo;• Não demonstra afecto;• Demonstram concentração ao tocar em objectos e nenhuma concentração quando alguém lhe direcciona a palavra;Lembrando que crianças e bebes normais também podem apresentar momentos com estes sintomas, o autismo pode ter um diagnostico eficaz após os dois anos de idade e o tratamento pode ser iniciado assim que a mãe perceber o comportamento inadequado.

(Saúde)





P/ Ametista


CAMINHOS PARA A FELICIDADE



CAMINHOS PARA A FELICIDADE

Muitas são as directrizes que indicam caminhos para se encontrar a felicidade.

Muitas sugestões e conselhos já foram dados para os que procuram pela felicidade.

Essas iniciativas são positivas, quando nascidas do desejo sincero de ajudar.

E são necessárias porque cada pessoa poderá seguir pela rota que mais lhe seja favorável, e que esteja de acordo com suas forças e entendimento.

Os caminhos para a felicidade são muitos. Uns são mais curtos e mais íngremes, e exigem mais esforço e renúncias.

Outros são mais longos e mais planos, mas todos conduzem ao mesmo fim.

A felicidade é, sem dúvida, uma construção diária, que mais se efectiva quanto mais a ela nos dedicamos.

Quanto mais conscientes dos passos que nos levarão ao seu encontro, mais perto dela estaremos.

Mas enquanto não conseguimos conquistar a felicidade suprema, podemos ir preparando o caminho com algumas atitudes fáceis e lúcidas, nos passos de cada dia.

Eis algumas dicas:

Use expressões meigas e cobertas de ternura.

As energias afáveis favorecem uma atmosfera de paz no coração que as exercita.

Busque a visão optimista sobre as pessoas. Enxergue o lado bom que todos nós possuímos.

Pequenos gestos de bondade por dia alicerçam as grandes atitudes do amanhã, sedimentando os nobres e elevados sentimentos.

Silencie diante das críticas às atitudes infelizes do próximo. Somos nós mendigos do entendimento alheio ante nossos equívocos repetidos.

Aprenda a deixar fluir a compaixão, quando a dor espelhar-se na alma do próximo.

Condicionará, desta forma, as próprias forças no caminho da caridade, irradiando o calor da fraternidade por onde passar.

Sorria ainda que esteja atravessando difíceis momentos na Terra.

O sorriso gera simpatias e afasta Invernos escuros, permitindo o brilho do sol da esperança para você e para tantos que atravessam seu caminho.

Mantenha a calma em qualquer situação.

Quem confia em Deus e está convicto de Sua Providência infalível, sabe que os recursos necessários chegarão tanto mais rápido e precisos quanto estivermos em posição positiva na vida.

Tolere o mais que possa. Perdoe sempre. Leve paz onde houver dissensões.

Quem semeia brisas suaves não enfrentará os tufões da agonia em estradas futuras.

Conceda ao irmão do caminho a gentileza de sua sincera alegria pelas conquistas dele.

Demonstre desprendimento natural. Prossiga leve com as aspirações elevadas.

A cada dia coloque-se como instrumento de construção, ciente que Deus nos favorece com a bênção do serviço, para que Sua presença seja sentida no mundo por nosso intermédio.

* * *

Você, e somente você, é responsável pela sua felicidade ou sua desdita.

Seu caminho para a felicidade só poder ser construído por você, mais ninguém.

Se hoje você encontra em seu caminho pedras e espinhos, é porque houve um tempo em que você se descuidou do seu jardim.

Por isso, é importante não perder mais tempo. Seleccione a boa semente e comece agora a reflorir seu caminho para que possa encontrar, logo mais, o perfume agradável da boa semeadura.

Pense nisso!
Momento Espírita

Ametista

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Drama de um apaixonado...




- Quando a conheci eu tinha apenas 16 anos. Ela, eu não sei. Fomos apresentados numa festa por um rapaz que se dizia meu amigo. Foi atracção à primeira vista.

- Ela me enlouquecia. Nossa ligação chegou a um ponto que eu já não conseguia viver sem ela.

- Mas era uma relação proibida. Meus pais não aceitavam. Fui repreendido na escola e passei a buscá-la às escondidas. Mas aí não deu mais. Fiquei louco. Eu queria, mas não a tinha. Eu não podia permitir que me afastassem dela. Eu a desejava, sempre mais.

- Num dia de descontrole eu bati o carro, quebrei tudo dentro de casa e quase matei minha irmã.

- Eu estava louco, desesperado, precisava dela...

- Hoje tenho 39 anos. Estou internado num hospital, sou inútil e vou morrer abandonado pelos meus pais, pelos amigos e por ela.

- Sabe qual o seu nome?

- Cocaína.

- Devo a ela minha juventude, minha vida, minha destruição, minha morte..."

Esse desabafo vem assinado por um famoso cantor norte-americano que morreu há alguns anos e foi transcrito no jornal interno de uma empresa multinacional, visando alertar pais e filhos sobre o drama de pessoas que se tornam dependentes de drogas.

Hoje o texto circula pela Internet, e é dedicado a todos os jovens apaixonados por ela, ou não, para que meditem sobre esse tipo de obsessão que não leva a nada, só destrói.

É um alerta aos pais de que é necessário preencher o vazio que se instala no coração dos jovens, para que eles não procurem apoio em braços de falsos amigos, que podem apresentá-los às drogas.

E quando se fala em drogas, não imaginemos que o perigo está somente naquelas que são proibidas.

Há muito jovem entregando sua saúde, sua juventude, seus sonhos e a sua vida, a esses venenos livres que conhecemos como cigarro e álcool.

São drogas socialmente aceitas, mas que têm levado muitos dos nossos jovens a um sinistro fim, sob os olhares passivos de pais e de governantes.

Quanto vale, afinal, a vida de um jovem?

Certamente nem todo o dinheiro arrecadado com impostos sobre a comercialização desses venenos, vale a vida de um cidadão.

Mas é preciso que as famílias acordem para essa triste realidade e tomem providências urgentes.

De nada vale cruzarmos os braços e criticar as fábricas de cigarros e de bebidas alcoólicas, pois se não houvesse consumidores os produtos não estariam à venda.

O que temos que fazer, como cidadãos conscientes da necessidade de mudar esse quadro, é agir directamente junto à raiz do problema. E vamos encontrá-la na intimidade de cada lar, onde os pais dão o exemplo e sustentam os vícios dos filhos, por não terem, eles mesmos, força e coragem suficientes para romper com seus próprios vícios.

Que o desabafo do cantor que perdeu tudo para a cocaína sirva de alerta para todos nós, e que possamos fazer algo positivo para ajudar nossos jovens a não seguir pelo mesmo caminho.

Você sabia?

Você sabia que, segundo a organização mundial de saúde e o Instituto Nacional do Câncer, existe cerca de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo?

E que o cigarro deverá matar 4 milhões de pessoas, ainda este ano?

Isso significa que a cada 10 segundos alguém morre vitimado pelo tabaco.

Segundo as mesmas fontes, 90% dos fumantes se viciam antes dos 19 anos.

Por tudo isso, fiquem atentos para que o seu filho não venha a fazer parte dessas trágicas estatísticas.
( Momento Espírita )


Ametista